Começou na manhã desta terça-feira (4) o Encontro Pedagógico Senac-DF 2023 – “Rumo ao Futuro”, voltado para os instrutores da instituição. A solenidade de abertura foi realizada na unidade do Sesc em Ceilândia e reuniu o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire; a responsável técnica pelo Modelo Pedagógico do Departamento Nacional do Senac, Thabata Franco; o conselheiro do Senac-DF e coordenador-geral de fomento ao Sistema de Ensino da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Fábio Ibiapina; a sub-secretária de Educação Básica do DF, Iêdes Soares Braga; a diretora regional interina do Senac-DF, Cíntia Gontijo; e o diretor operacional Vitor Corrêa. O encontro vai até quinta-feira.
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, falou sobre a relevância do evento. “Fui por muitos anos empresário do ramo de papelaria e a educação sempre fez parte da minha vida. O objetivo deste encontro é reciclarmos conhecimentos e trabalharmos focados na qualificação, dando continuidade ao nosso projeto de 20 anos em quatro”, afirmou para uma plateia de 185 instrutores, que encheram o Teatro Sesc Newton Rossi.
O coordenador-geral de fomento ao Sistema de Ensino da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Fabio Ibiapina, trouxe uma reflexão sobre a relevância do trabalho do Senac na vida do aluno. “Uma coisa que me impacta muito é o tanto que a educação técnica e profissional pode influenciar na vida de alguém, principalmente de jovens, o tanto que isso pode ser revolucionário: aprender, por meio do trabalho, valores muito significantes. O papel do instrutor neste contexto é essencial, porque ele marcará não só a história do estudante, mas de toda a família”, afirmou.
A diretora interina do Senac-DF, Cintía Gontijo, que também é a responsável pela educação profissional e tecnológica da entidade, explicou que o encontro pedagógico é uma diretriz do Departamento Nacional do Senac, e que é um momento reservado para que instrutores tenham a oportunidade de trabalhar o modelo pedagógico, as novas tecnologias e ferramentas de inovação do mercado. “Este ano, o nosso evento tem um diferencial, que é o de promover trocas com os instrutores, a fim de que eles se sintam mais próximos da diretoria e saibam como esta gestão está encarando o educacional, valorizando muito o trabalho deles. Por muito tempo eles estiveram longe, mas hoje a direção quer abraçá-los, afinal são eles quem fazem, lá na ponta, a nossa missão acontecer”, disse.
Palestra
A primeira palestra, nomeada de “20 anos em quatro”, foi apresentada pelo diretor operacional do Senac-DF, Vitor Corrêa. Ele afirmou que desde o início da nova gestão, em julho de 2022, foram realizados 54 projetos, entre ações administrativas, de infraestrutra e educacionais. “Modernizamos nossos sistemas de gestão, a fim de eliminar o uso de papel. Trouxemos ao Senac o Sistema Eletrônico de Informações – uma ferramenta que já é amplamente usada por todas as esferas do Poder Público. Também transformamos as inscrições do Programa Senac de Gratuidade para 100% online, a fim de facilitar a adesão dos jovens. Estamos fechando parcerias com administrações regionais e entidades, para melhorias dos espaços destinados a cursos onde não há unidade do Senac e já temos o projeto de reformas dos centros de educação profissionais e de construção de uma unidade do Senac em Planaltina. Também entregamos novos laboratórios e adquirimos novos instrumentos para as aulas. Queremos entregar um Senac novo até 2026”, declarou.
Programação
Na tarde desta terça, ainda serão realizadas mesas sobre modelo pedagógico e metodologia ativa e projeto integrador. Na quarta, dia 5, o evento segue sendo realizado no Sesc Ceilândia na parte da manhã. À tarde, as reuniões serão feitas online, via Teams. Na quinta, dia 6, a programação ocorre na Faculdade de Inovação e Tecnologia do Senac-DF. Veja os temas abordados e horários.