A Fecomércio-DF, o Senac-DF, a Secretaria de Relações Internacionais do DF e 16 embaixadas lançarão, na sexta-feira (08), o projeto Paladar Internacional. O evento será realizado às 16h no Senac da 903 Sul. A iniciativa, que também é apoiada pelo Shopping Pátio Brasil e pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar), busca difundir a cultura dos países caribenhos e latino-americanos por meio da gastronomia e permitir um intercâmbio entre o setor produtivo e as representações dos países, fomentando cursos de capacitação de profissionais da cozinha.
As embaixadas participantes são: Argentina, Barbados, Bolívia, Chile, Cuba, El Salvador, Equador, Haiti, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Domicana, Suriname e Trindad y Tobago.
Lançamento
No lançamento, será realizada uma aula-show com a chef Idalmis, da Embaixada Cubana. Serão preparados dois pratos, um salgado e um doce.
Projeto
As atividades contam com 16 aulas-shows no Senac do Pátio Brasil durante o mês de março de 2024, quando cada embaixada elegerá um chef para fazer a apresentação de um prato típico do país.
O Senac-DF também incluiu em seu portfólio de 2024 os cursos de Cozinha Caribenha, de 40h, e Cozinha Latino-Americana, de 60h.
Haverá ainda a etapa final que contará com um concurso de gastronomia entre os alunos dos cursos e farão parte dos jurados os chefs das embaixadas participantes. A data será definida em breve.
O presidente do Sistema Fecomércio, DF, José Aparecido Freire, afirma que há no Senac-DF 1,6 mil alunos de gastronomia matriculados, em sua maioria (66%) pelo programa de gratuidade. “Muitos dos nossos alunos não teriam a oportunidade de conhecer uma embaixada de perto ou aprender com um chef internacional. Logo, essa parceria vem para permitir o acesso deles a esse campo de formação que promete abrir as portas no mercado de trabalho, ampliando seus horizontes e se tornando um grande diferencial em seus currículos.
O Secretário de Relações Internacionais, Pacco Britto, explica que o projeto integra o Plano de Desenvolvimento Estratégico da Serinter, assinado por meio do acordo de cooperação com a Fecomércio-DF. “Nosso objetivo é promover a integração das embaixadas com nossa Capital”.
Para o embaixador de Cuba, Adolfo Curbelo, a gastronomia revela aspectos como miscigenação e evolução cultural de diferentes povos e regiões. “Por meio do Paladar Internacional, poderemos mostrar ao povo brasileiro a diversidade culinária que temos”, disse.