O Departamento Nacional do Senac está presente na Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O evento começou nesta quinta-feira (23) e vai até sábado (25). A diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, esteve presente, representando o diretor geral do Departamento Nacional do Senac, Sidney Cunha. Na oportunidade, ela visitou o estande da instituição, que apresenta a expertise da entidade e projetos integradores, realizados pelos alunos do Senac, entre eles: bolsas sustentáveis feitas de capa de guarda-chuva; um jogo para conscientizar sobre a violência doméstica contra crianças; e uma solução para melhorar a mobilidade de pessoas idosas, com o objetivo de simplificar a forma de comprar em meio à pandemia.
Segundo Karine, eventos como esse são de extrema importância para mostrar a relevância da educação profissional. “É uma oportunidade para as pessoas conhecerem mais do nosso trabalho, sobre as realizações dos alunos e o que estamos fazendo no dia a dia”, disse. Na abertura do evento, o Governo Federal anunciou 14 projetos que estão focados na evolução do acesso à Educação Profissional e Tecnológica, visando fomentar à formação técnica de jovens e adultos, além de incentivar inciativas nessa área. “São projetos de relevância. Precisamos, de fato, de mão de obra qualificada, ainda mais nesse momento de retomada da economia. Acredito que é um ótimo trabalho em prol da inovação e tecnologia”, explicou a diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara.
O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, visitou o estande do Senac e falou que o governo está alinhado sobre o tema de ensino profissionalizante no Brasil. Segundo ele, a área terá mais investimentos em 2022. “O presidente pediu para que eu cuidasse do ensino profissionalizante. Quero que os brasileiros conheçam as instituições que trabalham com o ensino técnico. Vamos trabalhar para crescer e aumentar o número de institutos que oferecem esse serviço. Eu acredito nesse trabalho, no que depender de mim vamos valorizar, cada vez mais, as escolas técnicas e desenvolver o ensino profissional”, destacou o ministro.
A responsável técnica da gerência de desenvolvimento educacional do Departamento Nacional do Senac, Daniela Pessanha, diz que participar de eventos dessa magnitude é engrandecedor. “Estar aqui ao lado de grandes parceiros da educação profissional só nos ajuda a evoluir. É gratificante ver que as pessoas e o governo estão dando mais atenção ao tema da educação profissional, pois é uma ótima oportunidade de transformação de vidas”, disse Daniela.
Entre os projetos anunciados pelo Ministério da Educação estão: o Anuário Estatístico da Educação Profissional e Tecnológica, com dados sistematizados de 2015 a 2019, referentes a matrículas, estudantes e etc; Oficinas 4.0, que visa ao desenvolvimento de projetos de inovação e empreendedorismo; Plataforma Aprenda Mais, um ambiente virtual de oferta de cursos on-line; Qualifica Mais, Emprega mais, ação com o objetivo de potencializar a entrada dos estudantes no mercado de trabalho, por meio da qualificação profissional; Re-Saber, uma rede de certificação profissional gratuita, com a intenção de atender trabalhadores que reúnem competências desenvolvidas ao longo da vida e não possuem reconhecimento formal; entre outros.
O espaço fica aberto à visitação do público no dia 23, das 14h às 18h, e nos dias 24 e 25, das 10h às 18h. O evento também é transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube. O CICB está localizado no Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2, conjunto 63, lote 50, na Asa Sul.