Após uma acirrada disputa realizada quinta-feira (31), no Centro de Educação Profissional Senac Jessé Freire, Marcos Antônio Façanha da Silva Júnior foi o escolhido para representar o Distrito Federal na Semana da Gastronomia Regional – A Cozinha dos Candangos: Onde Tudo Começou, que homenageará a culinária local. O evento acontecerá no final de novembro e início de dezembro nos restaurantes do Departamento Nacional do Senac em Brasília-DF e do Rio de Janeiro-RJ.
O prato vencedor foi o “Maracangalha” – nome do primeiro bar de Brasília – um arroz caldoso de cordeiro e linguiça artesanal, molho de caldo de cordeiro com vinho tinto, xerém de castanha de pequi e castanha de caju e vinagrete de caju com pimenta biquinho. Marcos explicou o conceito. “A montagem foi inspirada na arquitetura de Brasília, fiz lâminas de caju para fazer alusão às cúpulas do Congresso. A culinária dos candangos era bem forte, rica em proteínas e carboidratos para dar energia aos construtores, por isso a escolha do arroz caldoso e de cordeiro, por ser o prato preferido de Juscelino Kubistchek. O caju homenageia os nordestinos que vieram para a capital”, disse.
O júri foi composto pelo presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília, Jael Silva; pelo empresário e chef Caio Dourado; e por instrutores do Senac-DF. O Diretor regional Vitor Corrêa e a diretora de educação profissional, Cíntia Gontijo, também participaram da degustação. “O concurso deu voz aos alunos, eles escolheram os ingredientes e os pratos a serem apresentados. Queríamos novas ideias. Além de participar da seleção e poder mostrar o trabalho para muitas pessoas, o vencedor também será contemplado com uma viagem ao Rio de Janeiro”, disse Vitor.