Localizado no meio da Praça dos Três Poderes, espaço turístico e educacional será reaberto com cardápio inspirado nos biomas brasileiros e mobiliário modernista
Um dos principais monumentos da Praça dos Três Poderes, em Brasília, será reaberto para a população no dia 29 de julho. A Casa de Chá, concebida por Oscar Niemeyer na década de 60 para servir como uma espécie de restaurante, passará a ser administrada pelo Senac do Distrito Federal. A partir de uma cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Turismo do DF, o espaço funcionará como um café-escola e um centro de atendimento ao turista. A Casa de Chá foi construída, mas nunca teve o seu projeto original implementado. Essa será a primeira vez que o espaço funcionará conforme o propósito original.
“A ideia de Oscar Niemeyer era fazer um local para encontros e descanso indispensável na Praça dos Três Poderes. Agora, o Senac retoma essa concepção e abre o espaço para turistas e toda população brasiliense com a instalação de uma empresa pedagógica de gastronomia”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire. O café-escola do Senac-DF vai funcionar de quarta-feira a domingo, sempre das 10h às 19h.
O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, ressalta que o café-escola reforça o modelo pedagógico da instituição. “A nossa metodologia parte da prerrogativa de oferecer uma educação profissional transformadora, onde o protagonismo do estudante é valorizado e o saber se aprende fazendo”, afirma. Por trás de cada prato, estarão instrutores e alunos do Senac-DF em um modelo de prática supervisionada.
Saber, sabor, design e arquitetura
Turistas e frequentadores poderão experimentar receitas simbólicas. O Senac traz para a Casa de Chá uma gastronomia com representações da Amazônia, da Caatinga, do Cerrado, da Mata Atlântica, dos Pampas e do Pantanal. O cardápio é assinado pelo chef brasiliense Gil Guimarães. “É uma honra participar deste projeto. Vim para Brasília com 13 anos, sou apaixonado pela nossa capital e pelo cerrado. A Casa de Chá mostra como Brasília é forte, inclusiva, porque estamos reverenciando o Brasil com o cerrado sendo o grande anfitrião. Serviremos comida que lembra casa de vó, de mãe, com a brasilidade bem marcante”, destaca Gil Guimarães.
A Casa de Chá possui arquitetura ímpar, sendo um prédio semienterrado e com janelas ao longo de toda a sua extensão. A construção proporciona uma visão livre do horizonte, criando uma sensação de leveza e flutuação. É reconhecida como patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em parceria com a Associação dos Designers de Produto do Distrito Federal (Adepro-DF), o espaço foi decorado com móveis desenhados por designers de Brasília e as peças carregam um conceito modernista como se tivessem sido projetadas desde o princípio para o local. Outros móveis originais da época, de grandes artistas, foram cedidos pela Aquiles Gallery. As cerâmicas utilizadas também são todas de ceramistas brasilienses, garantido originalidade e reforçando o conceito autoral da Casa de Chá.
Descubra, experimente, visite!
Horário de funcionamento: Quarta-feira a domingo, 10h às 19h
Endereço: Praça dos Três Poderes | Brasília-DF
Contato: (61) 3771-9800
@casadechasenacdf
@senacdf