O Senac-DF realizou na segunda-feira (13) e nesta terça-feira (14), na 903 Sul, simulados na área de saúde, visando à preparação para as Competições Senac de Educação Profissional, que ocorrerão no mês de outubro deste ano, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória (ES). De iniciativa do Departamento Nacional, a disputa exigirá um desempenho de excelência em diversas áreas. Durante os treinos, foram realizadas provas que simulam a competição, com atividades que representam os módulos que ocorrerão no dia da disputa.
A diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, diz que a competição é muito importante para os alunos mostrarem tudo aquilo que sabem. Além disso, é uma oportunidade para mostrar que o Senac-DF é uma casa que forma bons alunos. “Acredito que todos os nossos representantes possam competir de igual para igual com os outros estados nessa competição tão importante, organizada pelo Departamento Nacional do Senac. Nossas expectativas estão altas. Desejo Sorte e sucesso aos nossos representantes”, conclui Karine.
A estudante do Senac, Loren Cardoso, que representará Brasília na competição na área de enfermagem, informa que a preparação está sendo a melhor possível. Com simulados que começaram em julho, Loren se diz preparada. “Esperamos que ocorra tudo bem, já que existe um esforço por parte de todos”, diz. Ela explica ainda que os simulados são uma boa preparação, já que eles imitam o dia real da competição. No dia da disputa vão ser quatro provas, sendo elas: em um ambiente hospitalar, ambiente residencial, casa de repouso e um ambiente residencial. “No simulado já realizamos todas essas provas, com testes que começaram em julho. Nesta terça-feira fizemos o simulado na parte de casa de repouso”, informa.
A instrutora do Senac-DF, Renata Rodrigues, é uma das responsáveis pelo treinamento de Loren. Ela foi aluna da instituição em 2014, quando aceitou o desafio de representar a instituição na Olimpíada do Conhecimento 2014 – o maior torneio de educação profissional das Américas. Lá, ela foi medalhista de ouro na ocupação técnico em enfermagem, tendo conquistado duas medalhas na competição. Agora, o novo desafio aceito por ela foi o de passar seus conhecimentos para os novos competidores que representarão o Senac-DF no Projeto Nacional Competições Senac de Educação Profissional.
Segundo Renata, o Senac-DF tem grandes chances de medalha de ouro na competição. “O objetivo do Senac é formar um profissional de excelência, com diferencial no mercado de trabalho. Nossa expectativa sobre a Loren é vislumbrar tudo aquilo que o Senac busca: que é o perfil do profissional de excelência”, informa. Renata diz ainda que os simulados foram ótimos para a evolução da competidora. “Nos primeiros simulados nós vimos que ela ainda estava um pouco insegura. Agora, no último, realizado nesta terça-feira, já podemos enxergar outro comportamento, com segurança. Ela cresceu bastante. A nossa expectativa é que ela mostre isso na competição, que ela se destaque. Quem conhece a competição sabe que é uma variável, é algo difícil de prever, são muitos detalhes. Mas, temos uma expectativa boa, falando em medalha de ouro”, conclui Renata.
Competições Senac de Educação Profissional
De iniciativa do Departamento Nacional, a disputa ocorrerá em outubro deste ano e exigirá um desempenho de excelência em diversas áreas. Cada ocupação pode ter até oito módulos de prova e cada prova tem um tempo para sua realização. Todos os competidores serão supervisionados simultaneamente pelos avaliadores. Ao final, os três melhores sobem ao pódio. Eles recebem medalhas e ainda podem concorrer à oportunidade de participar da próxima edição da WorldSkills, que será realizada em Xangai, na China, em 2022.