O Senac-DF continua as preparações para as Competições Senac de Educação Profissional – marcadas para ocorrer no mês de outubro deste ano, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória (ES). Nesta sexta-feira (10), na unidade Senac TTH, localizada no SCS, foi realizado um treino da área de gastronomia que simula as provas que ocorrerão durante a competição. De iniciativa do Departamento Nacional, a disputa exigirá um desempenho de excelência em diversas áreas. Na gastronomia, serão 4 dias de prova, que são chamadas de módulos, cada dia com uma especificidade diferente. Entre eles estão: confeitaria, panificação, proteínas, técnicas específicas e alguns itens surpresa. Além do segmento gastronômico, o Senac-DF conta ainda com mais 2 representantes, nas áreas de: cabelo e enfermagem.
A diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, diz que essa é uma oportunidade para os alunos mostrarem tudo que aprenderam dentro de sala de aula. “Os alunos do Senac-DF terão uma ótima chance de mostrar na prática tudo aquilo que foi ensinado. Acredito que todos os nossos representantes possam competir de igual para igual com os outros estados nessa competição tão importante, organizada pelo Departamento Nacional do Senac. Além disso, a competição acaba se tornando um chamativo para outras pessoas que se interessam pelos cursos ofertados. Desejo sorte e sucesso aos nossos representantes”, explica Karine
A participante e aluna do Senac-DF, Ellen França, de 21 anos, diz que a preparação já ocorre há bastante tempo. “Estou treinando desde março de 2020. Com a pandemia, tive que treinar em casa. Agora, na reta final, estamos dando um gás, dentro da estrutura montada pelo Senac, para que tudo ocorra bem”, informa Ellen, que já fez 3 cursos: auxiliar de cozinha, cozinheiro e confeitaria. “Os cursos foram incríveis, comecei no Senac em 2018 e fui engatando um atrás do outro. A qualidade do ensino é muito boa e os professores são ótimos”, explicou. Sobre o simulado, Ellen falou que foi um treinamento muito proveitoso. “Estamos com uma expectativa alta, mas os treinamentos estão me ajudando a sentir a adrenalina e a responsabilidade de representar o Senac do DF em uma competição nacional”, conclui.
A coordenadora de projetos da área de turismo, hospitalidade e gastronomia do Senac, Ana Carolina Gregório do Amaral, auxiliou Ellen durante o simulado. “Estamos com a expectativa alta de trazer um bom resultado. Começamos o treino há um bom tempo e agora é hora de selar esse momento com chave e medalha de ouro. Estamos treinando com amor, carinho e muita dedicação”, disse Ana.
A nutricionista do Senac, que acompanha a parte de boas práticas da competição, área que contempla o momento do preparo do prato e a legislação sanitária, Ana Hag, também destaca a empolgação com a competição. “Estamos fazendo tudo com a maior alegria, querendo fazer sempre o melhor, almejando a medalha. Com o simulado, podemos notar a evolução da competidora”, disse. Já a instrutora dos cursos de gastronomia do Senac, Mikaelle Nunes, explica que o simulado foi realizado dentro das metas estabelecidas. “A competidora executou todos os processos muito bem, com tranquilidade. Claro que ainda temos pontos para melhorar, mas estamos otimistas com os resultados alcançados”, destacou.
Competições Senac de Educação Profissional
De iniciativa do Departamento Nacional do Senac, a disputa ocorrerá em outubro deste ano e exigirá um desempenho de excelência em diversas áreas. Cada ocupação pode ter até oito módulos de prova e cada prova tem um tempo para sua realização. Todos os competidores serão supervisionados simultaneamente pelos avaliadores. Ao final, os três melhores sobem ao pódio. Eles recebem medalhas e ainda podem concorrer à oportunidade de participar da próxima edição da WorldSkills, que será realizada em Xangai, na China, em 2022