O Senac-DF realizou nesta quinta-feira (3) uma live para professores da instituição com o objetivo de marcar o início do ano letivo. O Momento Boas-Vindas, como foi chamado, ocorreu das 9h às 17h, pelo canal do Youtube, com a participação dos colaboradores pelo chat. Foram abordados temas como: Educação Inovadora, Sistema Integrado de Gestão (SIG), Educação Flexível, e Plataforma Teams. Os participantes também acompanharam uma apresentação do mágico André Freire, que realizou truques focados na inovação, no trabalho em equipe e na empatia.
A diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, abriu o encontro, após uma benção realizada pelo Frei Rogério. Karine explicou que a intenção foi receber bem os colaboradores e ressaltar a importância deles para a entidade. “Na vida sempre temos mentores e os instrutores do Senac têm esse papel de deixar um legado por meio da transformação nas salas de aula, que é onde tudo começa, como o brilho de uma nova vida. Só assim poderemos retomar a economia e transformar as pessoas”, disse. Ao final das palestras do turno matutino, Karine deixou uma mensagem aos colaboradores. “Cada um de vocês tem um papel fundamental em nossa instituição e todo mundo tem a sua importância e relevância para o nosso sucesso”, concluiu.
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, também participou da abertura do encontro. De acordo com ele, após 2 anos de pandemia muitas mudanças ocorreram e as ferramentas de informação e educação, por exemplo, evoluíram bastante. “Desde que assumi a presidência do Sistema Fecomércio, que além do Senac-DF inclui o Sesc, o Instituto Fecomércio e a Federação do Comércio, eu tenho trabalhado buscando o aperfeiçoamento. Penso todos os dias em modernizar e alavancar essas instituições. Busco fazer esse trabalho com muita transparência, ética e dedicação. Integrando as nossas frentes de trabalho aos sindicatos patronais do comércio: que são a razão das nossas instituições existirem”, destacou. A diretora de educação profissional e tecnológica do Senac-DF, Cíntia Gontijo, falou sobre as expectativas para o ano e agradeceu a oportunidade de mostrar o trabalho da área de educação profissional.
Palestras
A roda de conversas começou com a doutoranda em educação Alessandra Campos. Em sua apresentação, ela falou sobre a relevância da inovação na educação. “Quando pensamos em inovação, pensamos em tecnologia, mas na educação essa tecnologia precisa vir apoiada em uma metodologia. Quantas vezes vimos aulas online que eram igual ao presencial. Não adianta sair da caixinha se ela não sair de você. Se carregarmos crenças antigas não adianta. No mundo exponencial, com várias oportunidades e infinitas consequências não podemos pensar da mesma forma”, explicou. Ela falou ainda sobre as habilidades necessárias até 2025, indicadas pelo Fórum Econômico Mundial, como: pensamento analítico; aprendizagem ativa e estratégia de aprendizagem; resolução de problemas complexos; pensamento crítico e analítico; criatividade; entre outros.
Na parte da tarde, o gerente de soluções tecnológicas educacionais do Senac Mato Grosso do Sul, Heitor Chaves Teixeira, fez uma apresentação sobre o Sistema Integrado de Gestão (SIG), plataforma que está em implantação no Senac-DF. Ele explicou que o SIG é um sistema que tem como objetivo prover o ecossistema educacional Senac de ferramentas e recursos para a gestão educacional. “É uma ferramenta Web e, para o seu acesso, basta um navegador compatível e acesso à internet. Quanto aos processos de gestão, o SIG atende ao controle de plano de curso, turmas, dias letivos e processos envolvidos, matrículas, contratos, pagamentos e produção”, explicou.
A gerente de desenvolvimento educacional do Departamento Nacional do Senac, Daniela Papelbaum, falou sobre o tema: Panorama de Implementação da Educação Flexível. Ela trouxe um pequeno histórico desse processo, que começou em 2020, a partir do impacto da pandemia. “Tivemos que fazer uma adaptação rápida em 2020. A partir disso, começamos a estruturar essa educação flexível e realizamos um webinar para apresentação”, disse. “A proposta é uma inovação na educação do Senac. Em 2021 começamos o monitoramento e a preparação das equipes. Para frente, esperamos a ampliação, sempre com o monitoramento, para pensar em estratégias nacionais”, informou. Ela também comentou boas práticas para a oferta desses cursos flexíveis, no molde de aprendizado híbrido.
Para finalizar, o especialista em tecnologias educacionais Victor Tavares falou um pouco sobre a plataforma Teams, que passou a ser a tecnologia utilizada pelo Senac, no âmbito de diversos departamentos regionais. Ele mostrou a interface e como funcionam as notificações e a área de criação de equipes do aplicativo. O calendário sobre o agendamento de aulas on-line, chamadas de vídeo e outras aplicações também foram abordadas em sua apresentação.