O setor turístico da capital do País, um dos mais afetados pela pandemia, volta a ganhar fôlego. Neste aspecto, os hotéis da cidade, assim como os restaurantes, buscam uma mão de obra capacitada, que seja capaz de entrar no mercado de forma preparada. Pensando em atender essa demanda, o Senac-DF fechou parceria com diversos hotéis para oferecer cursos imersivos aos alunos: fazendo com que eles aprendam na prática, dentro de um ambiente profissional. Nesta sexta-feira (4), foram lançados cursos gratuitos de Garçom e Camareira, que serão realizados nas dependências do B Hotel, localizado no Setor Hoteleiro Norte.
Em fevereiro, a instituição também lançou cursos de gastronomia, que já estão funcionando em uma cozinha profissional, capacitando os alunos para a rotina de trabalho. A diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, destaca que essa experiência para os alunos é de grande importância. “Os estudantes do Senac-DF estão tendo a oportunidade de conhecer as melhores instalações de Brasília, dentro de hotéis que são referência nacionalmente. Assim, eles podem ver como é o dia a dia e o funcionamento dos hotéis e como a coisa acontece, realmente. Estamos muito felizes com essa oportunidade. É uma parceria inovadora que está acontecendo entre o Senac e os grupos empresariais. Espero que essa seja a primeira de muitas para que a gente possa, realmente, inovar”, explica Karine.
A gerente da unidade de Tecnologia do Turismo e Hospitalidade do Senac-DF, Jackeyline Reis Mapurunga, explica que outros acordos com hotéis para a realização das aulas estão sendo fechados. “Dentro de um ambiente profissional, que atende para fins comerciais, os estudantes aprendem de um modo diferente, mais assertivo, e saem do curso muito mais preparados para a realidade do mercado”, informa Jackeyline. “Nossa intenção é fechar parceria com mais hotéis de Brasília”, destaca.
O Gerente de Recursos Humanos do B Hotel, Ronie Santori, disse que essa novidade é importantíssima para os alunos. “Os estudantes já podem vivenciar aquilo que eles estão aprendendo na teoria. Acredito que se ficar só na parte teórica o estudante nunca vai saber como é, de fato, a vida operacional de um hotel. Aqui eles vão ter a oportunidade de colocar em prática aquilo que já estão aprendendo, consolidando a teoria na prática”, informa. Sobre o mercado de trabalho e as oportunidades na área de turismo, Ronie explica que existem vagas, só que falta, exatamente, um profissional qualificado. “A gente percebe que os hotéis, de modo geral, estão abrindo vagas. Agora com essa redução da pandemia, os hóspedes estão retornando e estamos sentindo uma carência para o mercado hoteleiro.
A aluna Carla Conceição, que fará o curso de camareira, está animada em poder aprender em um ambiente profissional. “Espero aprender muito e que o curso me abra portas, já que no momento estou desempregada. Estou totalmente empenhada. Já conhecia o Senac antes, é uma metodologia muito interessante, de uma instituição muito capacitada”, destaca.