O Senac-DF segue cumprindo a agenda de qualificação profissional. Com a missão de transformar vidas, a instituição formou nesta terça-feira (18) 26 jovens que cumprem medida socioeducativa de internação. Eles se formaram no curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, na Unidade de Internação de Brazlândia. A cerimônia foi realizada por meio de vídeo conferência, com o intuito de atender às recomendações de combate à pandemia. O projeto tem como objetivo contribuir para a ressocialização de jovens a partir do acesso à qualificação profissional.
Ao abrir oficialmente a cerimônia, a diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, agradeceu as autoridades que fazem parte do projeto. Ela também destacou a importância da educação na vida de todos. “É com muito prazer que realizamos essa cerimônia e participamos desse projeto maravilhoso. Estou muito emocionada e feliz. O Senac está, de fato, entregando a missão de transformar vidas por meio da educação – uma oportunidade que gera novos caminhos”, disse. “Os alunos formados hoje ganham o maior patrimônio do ser humano: a educação. Parabéns a todos pelo empenho e por acreditarem em novas oportunidades. Gostaria ainda de agradecer todos os nossos colaboradores e instrutores que participaram”, concluiu Karine Câmara.
A diretora de Educação Profissional do Senac-DF, Cíntia Gontijo, também participou da cerimônia e destacou a grande vitória dos formandos. “É uma oportunidade linda de recomeço e de fazer diferente. O Senac estará sempre de braços abertos para receber todos vocês”, ressaltou. Idealizadora do projeto, a procuradora do Trabalho Ana Maria Villa Real Ferreira Ramos falou sobre a importância da aprendizagem na vida de adolescentes e jovens. “Gostaria de parabenizar os guerreiros que foram persistentes para se formarem. Mando também uma grande saudação para a diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, e ao presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido. Estamos todos em regime de colaboração”, enfatizou.
A diretora da Unidade de Internação de Brazlândia, Cláudia de Jesus, também parabenizou os estudantes e disse esperar sucesso de cada um dos alunos que participaram do projeto. Ao final da cerimônia, os estudantes agradeceram a oportunidade.
O projeto de capacitação de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação foi realizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério Público do Trabalho, a Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região (PRT-10), o Ministério da Economia, a Superintendência Regional do Trabalho no Distrito Federal (SRTb/DF), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (SEJUS), a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e, por meio de Termo de Adesão, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).