O Senac-DF formou, na noite desta quinta-feira (10), na 903 Sul, a primeira turma do curso Técnico em Guia Turismo da unidade do Senac de Tecnologia do Turismo e Hospitalidade (TTH). A gerente da unidade, Jackeyline Reis, informou que o turismo está em primeiro lugar na necessidade de consumo dos brasileiros. Segundo ela, os alunos terão grandes oportunidades no mercado de trabalho.
“O curso foi ofertado por demanda de mercado. Após o esquema vacinal avançar no País, o turismo está dando os seus primeiros passos. Para 2022 e 2023 o setor terá uma grande alta, e será rápido. Por isso, acredito que esses alunos formados pelo Senac terão grandes chances de sucesso. Gostaria de parabenizar todos os alunos pela conquista e por não terem desistido, mesmo em um momento de pandemia”, destacou Jackeyline.
A coordenadora educacional do Senac-DF, Paula Ferreira Jerônimo, representou a diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, que não pôde estar presente. Na oportunidade, ela falou sobre a importância de se escolher o caminho da educação, no sentido de transformar vidas. “A conclusão de um curso técnico é uma jornada longa e árdua. Os alunos foram desafiados durante as aulas e acredito que sem luta a gente não chega aonde pretendemos. Estou no Senac há muitos anos, já formei muitos alunos e fico muito honrada em ver que as pessoas ainda escolhem o caminho da educação e acreditam no sonho. A gente só aprende fazendo, espero que os alunos saiam daqui e se tornem grandes profissionais”, disse Paula.
O professor responsável pela turma, Estêvão Borges, comentou sobre a alegria em ver os alunos se formando. Ele também falou da rotina em sala de aula e parabenizou os estudantes. A aluna Josi Felix entrou no curso pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG). Segundo ela, foi uma oportunidade ímpar que mudará sua vida. “Fiz a inscrição pelo PSG, nos últimos dias e deu certo. Sou muito grata ao Senac pela oportunidade, sem a gratuidade do curso eu não teria condições de pagar. Eu sou taxista em Brasília e já fazia um tipo de guiamento turístico, mas não tinha o conhecimento que o curso me proporcionou. Realizei um sonho e agora tenho outra profissão”, explicou Josi.
A vice-presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do DF, Maria José Carvalho, também esteve presente na cerimônia. “ O Senac-DF, mais uma vez, entrega à Brasília profissionais altamente preparados. Acredito que esses alunos, agora profissionais da área, só enriquecerão o quadro de guia de turismo. Agora, eles são os anfitriões da cidade. Desejo uma carreira exitosa aos mais novos guias de Brasília”, ressaltou.