Vinte e sete jovens que cumprem medidas socioeducativas de internação receberam, na tarde desta quarta-feira (6), certificados simbólicos de conclusão do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, ministrado pelo Senac-DF na Unidade de Internação de São Sebastião (UISS). A qualificação faz parte de um projeto que reúne diversas instituições do Distrito Federal e tem como objetivo contribuir para a ressocialização de adolescentes e jovens a partir do acesso à profissionalização. A cerimônia de formatura, realizada de forma online, contou com a participação dos alunos e seus familiares, instrutores e representantes do Senac-DF e das instituições parceiras.
Ao abrir a cerimônia, o presidente do Sistema Fecomércio/DF, José Aparecido Freire, falou sobre a importância da parceria, destacando a participação do Senac-DF no processo de transformação da vida dos jovens. “É uma honra participar desse projeto maravilhoso promovido por diversas instituições que acreditam no poder da transformação dos jovens que cumprem medidas socioeducativas”, afirmou. “A missão do Senac é educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo. E é por meio da educação que temos a chance de abrir novos caminhos, de transformar vidas, de gerar oportunidades, de levar esperança. Nossa intenção, ao apoiar esse projeto, é mostrar aos formandos de hoje que eles não estão sozinhos, que existe uma rede de instituições e pessoas que trabalham para que eles continuem sonhando e seguindo por um novo caminho”, ressaltou o presidente José Aparecido.
A diretora de Educação Profissional e Tecnológica do Senac-DF, Cíntia Gontijo de Resende, falou para os jovens aproveitarem essa oportunidade de formação que estão recebendo para que possam fazer e ter uma vida diferente. “Para nós é uma honra muito grande fazer parte dessa parceria. Saber que podemos, por meio da educação, dar um futuro diferente, mostrar outros caminhos, isso não tem preço”, afirmou, destacando que a educação consegue fazer com que as pessoas possam transpor muitas barreiras. “E o Senac, com essa parceria linda que nós temos, pode trazer isso para vocês”, concluiu, parabenizando os jovens.
A juíza substituta de direito da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do Distrito Federal, Luana Lopes Silva, falou sobre a importância da formação dos jovens. “Eu sempre digo que, ao lado da educação básica, a profissionalização é a pedra fundamental da medida socioeducativa. Educação e profissionalização são fundamentais na execução da medida e vocês conseguiram chegar até aqui, a essa cerimônia, à formação e à profissionalização, enfrentando dificuldades, algumas deficiências de anos de ensino e, mesmo assim, conseguiram chegar nesse ponto. Vocês já saem com essa vantagem, que é a qualificação profissional, podendo ainda fazer outros cursos no Senac”, destacou.
De acordo com a idealizadora do projeto, a procuradora do Trabalho e Coordenadora Nacional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, Ana Maria Villa Real Ferreira Ramos, a cerimônia foi feita para celebrar a vitória dos jovens. “Hoje foi o dia dos aprendizes, dos adolescentes e jovens que são grandes lutadores e vencedores. Vocês vão sair daqui não só com qualificação profissional, com um diploma, é muito mais do que isso que a aprendizagem traz: é essa construção de vínculos saudáveis na sala de aula, espírito de cooperação, coleguismo, solidariedade. Esse vínculo bonito com os instrutores é uma das partes mais bonitas da aprendizagem. A gente sabe que a unidade de internação é opressora e acho que a aprendizagem é um suspiro dentro dela” disse Ana Maria, destacando que a oportunidade de profissionalização é um direito dos jovens e dever do Estado.
Curso
As aulas do curso Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos para os adolescentes e jovens vinculados à medida socioeducativa de internação tiveram início em agosto de 2021, na UISS, beneficiando 28 alunos. Os alunos foram selecionados pela Secretaria de Justiça do Distrito Federal, por meio da própria Unidade de Internação.
Coordenado pela unidade do Senac em Sobradinho, o curso de aprendizagem teve duração de 12 meses e carga horária total de 800 horas, sendo 400 teóricas e 400 de prática profissional. Os jovens tiveram a carteira de trabalho assinada e receberam o salário de acordo com as horas trabalhadas, tendo o salário-mínimo como referência.
O projeto-piloto de capacitação de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação foi realizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério Público do Trabalho, a Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região (PRT-10), o Ministério da Economia, a Superintendência Regional do Trabalho no Distrito Federal (SRTb/DF), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (SEJUS), a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e, por meio de Termo de Adesão, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).