Senac-DF firma parceria com hotéis de Brasília para qualificar profissionais com base nas necessidades do segmento - Senac DF Skip to content

Senac-DF firma parceria com hotéis de Brasília para qualificar profissionais com base nas necessidades do segmento

Com a melhora dos índices que monitoram a pandemia no Brasil e no Distrito Federal, o comércio reabriu, assim como outros serviços puderam voltar a ser oferecidos. Com isso, a expectativa do setor de hotéis é de um fim de ano e início de 2022 com bons resultados e muitas hospedagens. Porém, os estabelecimentos do Distrito Federal ainda possuem desafios e o principal deles é a falta de profissionais com habilidades e conhecimentos das atividades de hotelaria. Pensando nisso, o BHotel promoveu um café da manhã nesta terça-feira (21), com representantes do Senac-DF e gerentes de RH de hotéis. A iniciativa tem por objetivo estabelecer parceria que vai capacitar mão de obra para o segmento com base nas necessidades levantadas pelos gerentes. As principais carências apontadas são de camareira, barman, garçom e auxiliar de serviços gerais.

Senac-DF firma parceria com hotéis de Brasília para qualificar profissionais com base nas necessidades do segmento. Foto com o Gerente de RH do BHotel, Ronie Sartori.

Participaram do encontro representantes do Athos Bulcão, H Plus Hotelaria, Fusion Brasília, Meliá Brasil 21, Windsor Plaza, Royal e Golden Tulip e Grand Mercure. A gerente da unidade de Tecnologia do Turismo e Hospitalidade do Senac-DF, Jackeyline Reis Mapurunga, explica que a instituição vai recolher o levantamento feito e estudar a melhor maneira de ajustar cursos que atendam a demanda. “Há a necessidade de mão de obra qualificada para inserção imediata no segmento de hotelaria e os hotéis se comprometeram a formar as turmas, disponibilizar vagas para aulas práticas, estágios, além da possibilidade de contratação imediata”, comentou Jackeyline.

Senac-DF firma parceria com hotéis de Brasília para qualificar profissionais com base nas necessidades do segmento

Durante o encontro, foi sugerida a criação de um projeto piloto voltado para dois cursos nas áreas com maior carência, como camareira e arrumador/serviços gerais. A coordenadora educacional do Senac-DF, Paula Jerônimo, participou do café da manhã e disse que a expectativa da parceria é positiva e será boa para todos os envolvidos. “Nunca tivemos essa aproximação com o setor e agora estamos tendo uma abertura que será extremamente benéfica para o segmento. Vamos capacitar pessoas que estão desempregadas para este setor que está carente de funcionários qualificados”, explicou Paula.

Senac-DF firma parceria com hotéis de Brasília para qualificar profissionais com base nas necessidades do segmento. Foto com coordenadora educacional do Senac-DF, Paula Jerônimo

Expectativa

Caroline Constantino, gerente de RH da H Plus Hotelaria, diz que a iniciativa do Senac-DF é uma grande oportunidade de formar mão de obra qualificada para a hotelaria de Brasília. “Temos muita dificuldade de encontrar hoje no mercado pessoas que tenham habilidades e conhecimentos na prática das atividades da hotelaria. Precisamos dessa mão de obra qualificada porque queremos oferecer um serviço de excelência. E para isso, a gente conta com essa parceria com o Senac-DF. Não só para qualificar aquela mão de obra que já existe no mercado como também para trazer oportunidades a nível social. Atrair as pessoas para esse mercado e estimular o estudo para conseguir um emprego melhor. Os profissionais crescendo, a empresa também cresce e todos ganham com isso”, disse.

O Gerente de RH do BHotel, Ronie Sartori, explica que o segmento sentiu um apagão de mão de obra e que por isso a parceria com o Senac-DF será fundamental. “Nessa parceria o Senac entrará com a formação teórica e comportamental desses profissionais em parceria com a iniciativa privada, com os hotéis, para que nós possamos qualificá-los tecnicamente. Essas pessoas fazendo estágio dentro das nossas unidades terão condições de estarem mostrando seu trabalho nos hotéis ao longo do curso. Também queremos dar oportunidades para os filhos dos funcionários e parentes que estejam desempregados”, disse Ronie.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp