O Senac-DF começou nesta segunda-feira (19) as preparações para as Competições Senac de Educação Profissional, que ocorrerão no mês de outubro deste ano, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória (ES). Durante os treinos, serão realizadas provas que simulam a competição, na 903 Sul, com provas que vão até quinta-feira (22). Este ano, o Senac-DF contará com 3 representantes, nas áreas de: cabelo, cozinha e enfermagem.
Concorrendo na categoria enfermagem, a aluna do Senac-DF, Loren Cardoso, diz que a preparação já ocorre há bastante tempo. “Estamos com uma expectativa muito alta, estou me preparando há mais de 1 ano. Esperamos que ocorra tudo bem, já que existe um esforço por parte de todos”, diz Loren. Ela informa que os simulados são uma boa preparação, já que eles imitam o dia real da competição. “No dia da disputa vão ser quatro provas, sendo elas: em um ambiente hospitalar, ambiente residencial, casa de repouso e um ambiente residencial. No simulado vamos realizar todas essas provas, que serão avaliadas pelos instrutores do Senac-DF”, explica Loren.
A estudante do Senac diz que representar Brasília em um evento nacional é motivo de orgulho. “É a primeira vez que estou participando, então é algo muito novo. Está sendo muito gratificante, cada dia a gente aprende alguma coisa diferente”, informa. Sobre o curso de enfermagem no Senac, Loren destaca que o ensino proposto é diferenciado. “Os professores, assim como toda a equipe da instituição, são prestativos, ajudam a gente em tudo. No geral, é um curso muito bom, que proporciona novas experiências a cada dia”, conclui.
A instrutora do Senac-DF, Renata Rodrigues, será uma das responsáveis pelo treinamento de Loren. Ela foi aluna da instituição em 2014, quando aceitou o desafio de representar a instituição na Olimpíada do Conhecimento 2014 – o maior torneio de educação profissional das Américas. Lá, ela foi medalhista de ouro na ocupação técnico em enfermagem, tendo conquistado duas medalhas na competição. Agora, o novo desafio aceito por ela foi o de passar seus conhecimentos para os novos competidores que representarão o Senac-DF no Projeto Nacional Competições Senac de Educação Profissional.
Segundo ela, o Senac-DF tem a capacidade de preparar e acolher o aluno. Sobre o simulado, Renata diz que é um preparatório muito bom para a competição. “Montamos toda uma estrutura: contratamos atores, usamos professores e alunos para simular algum tipo de doença e o técnico em enfermagem tem que prestar toda a assistência em 40 minutos, seguindo as regras da competição nacional. Durante o treino vamos avaliando o aluno e lapidando um profissional exemplar”, conta Renata. “Estamos prontos para esse projeto, até porque é algo que eu vivi na pele, e hoje passo a viver de novo, mas agora do outro lado, enquanto professora. Estou muito motivada”, conclui Renata.
Competições Senac de Educação Profissional
De iniciativa do Departamento Nacional, a disputa ocorrerá em outubro deste ano e exigirá um desempenho de excelência em diversas áreas. Cada ocupação pode ter até oito módulos de prova e cada prova tem um tempo para sua realização. Todos os competidores serão supervisionados simultaneamente pelos avaliadores. Ao final, os três melhores sobem ao pódio. Eles recebem medalhas e ainda podem concorrer à oportunidade de participar da próxima edição da WorldSkills, que será realizada em Xangai, na China, em 2022.