A edição 2022 do Projeto Sesc Voar foi lançada nesta quinta-feira (24), com apoio do Senac-DF. A cerimônia de abertura do programa foi realizada na unidade do Sesc no Gama, no Teatro Paulo Autran. O projeto tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de núcleos familiares, proporcionando qualidade de vida aos participantes. O papel do Senac é o de oferecer aos pais e mães, responsáveis pelas famílias que estão inseridas no programa, qualificação profissional, de forma gratuita, inserindo eles no mercado de trabalho, gerando renda e dignidade.
O presidente do Sistema Fecomércio-DF (Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e Federação do Comércio), José Aparecido da Costa Freire, falou em seu discurso de forma que o Sesc Voar contribui com a sociedade na formação de cidadãos e famílias engajadas. Todas as entidades do Sistema estão se empenhando, cada vez mais, para continuar a ofertar serviços de qualidade para todos que necessitam de auxílio. “Pais e crianças são a essência desse projeto e queremos fazer esse programa voar cada vez mais alto”, disse. “Esses projetos criam oportunidades e é isso que estamos fazendo: abrindo a porta do sistema, do Sesc, do Senac, do Instituto e da Federação do Comércio, para a população e, graças a deus, a comunidade tem aceitado muito bem. Estamos trabalhando também na construção de mais sedes das nossas entidades. Queremos chegar ao lado Norte da cidade, ir aonde ainda não estamos, alcançar cada vez mais pessoas e ver o sorriso no rosto de cada um”, destacou Aparecido.
A diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, agradeceu o Sesc pela oportunidade de ajudar em um programa tão importante. Ela explicou ainda que a base da vida começa pela educação, transformando vidas, e essa é a missão do Senac. “É com muito orgulho que fazemos essa parceria com o Sesc. A educação transforma vidas e deixa legados, o maior patrimônio que podemos deixar para todos. O Senac está de portas abertas”, disse. A diretora também elogiou o trabalho do Sesc. “O Sesc é uma casa maravilhosa, que cuida de saúde, educação, lazer, esporte e muito mais, com um trabalho maravilhoso do diretor regional Valcides Araújo Silva e de toda a sua equipe que se engaja em todos os projetos. Um programa como esse se preocupa, de fato, com a comunidade e com o outro. Deixo aqui minha gratidão, tenho certeza que esse projeto será referência no Brasil, começando aqui no DF”, informou.
O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva, falou que para as crianças serem bem sucedidas, primeiramente é necessário que a família ofereça uma base para que eles possam emoldurar o sucesso. “Com o objetivo de oferecer assistência para toda a família que buscamos uma parceria com o Senac, para que buscássemos uma capacitação para os pais e mães dessas crianças. Gostaria de agradecer muito a diretora Karine Câmara, que nos ofereceu sua ajuda para que pudéssemos, de forma concreta, oferecer um serviço para a sociedade”, destacou Valcides. “Todas as vezes que venho a esses eventos que tem como tema a educação eu digo que a qualificação é o único caminho. Com muita alegria que eu vivencio essa atuação do Sistema Fecomércio-DF. É um resgate da esperança de um futuro melhor, não só das crianças, mas de suas famílias que também são assistidas por esse programa”, concluiu.