A Jornada do Projeto Interdisciplinar da Faculdade de Tecnologia e Inovação Senac-DF acontece todo semestre e neste não foi diferente. O encontro começou nesta quarta-feira (10) de forma remota devido a pandemia da Covid-19. A Jornada durou dois dias e contou com palestras da diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, do assessor especial de TI do Senac-DF, Marcos Nascimento e dos consultores e instrutores do Sebrae no DF, João Froes e Alexandre Hamilton. Ao final dos eventos, a Faculdade Senac disponibilizou certificado e sorteios aos participantes.
A jornada tem como objetivo estimular o debate acadêmico, trocar experiências com profissionais do mercado e trazer temas atuais e suas mudanças. O diretor da Faculdade Senac-DF, professor doutor Luís Bermúdez fez seu discurso enaltecendo a participação dos alunos. “É um desafio estarmos online, sem conversamos diretamente, e o esforço da Faculdade é recompensado com a audiência dos alunos, que façam bastante uso do conhecimento que é compartilhado com vocês nesta jornada”. A coordenadora acadêmica, professora Denise Raposo, agradeceu a presença dos alunos. “São momentos específicos para ampliar o campo de conhecimento e trouxemos profissionais que vêm com abertura pra trazer experiência”.
Em sua palestra na quinta-feira (11), a diretora Karine Câmara falou sobre o caminho para a educação e a importância da tecnologia. “Eu sou apaixonada pela educação, porque aprendi desde muito cedo que ela é nosso maior legado. A gente começa a aprender desde pequenininho, e por isso que resolvi investir e escrever livros para as crianças”. Além de trazer um conteúdo sobre o tema e também sobre as tecnologias, Karine desejou uma ótima jornada e aprendizado aos participantes. “A Faculdade está preparada estruturalmente, com corpo dirigente e docente qualificados, para quem quero melhor da educação”. (Assista mais: https://www.youtube.com/watch?v=M64BcJoIVSI )
Nas palestras em parceria com o Sebrae no DF, a jornada contou com um encontro sobre “Novas tecnologias que podem ajudar pequenas empresas. Inovação e Tecnologia”, com o consultor João Fróes. Na conversa, o palestrante mostrou exemplos de tecnologia, como drones que já são usados aqui no Brasil para fazer mapeamento das lavouras, o que uma impressora 3D é capaz de fazer no mercado atual e de como pode auxiliar nos pequenos negócios. “Tudo muda a todo momento e cada vez mais rápido. As vezes acontecem situações, como a pandemia, que acelera a forma com que o mercado trabalha e utiliza a tecnologia” disse Fróes. (Assista mais: https://bit.ly/3FfvlH9 )
O instrutor Alexandre Hamilton, falou sobre gestão eficiente para pequenos negócios, mostrou como está o mercado nacional e internacional na área, contou os desafios, deu dicas de organização para as pequenas empresas. “Ser um empreendedor é muito mais que ter a vontade de chegar ao topo da montanha. É conhecer, planejar, utiliza de ferramentas e encontrar a melhor trilha. Se comprometer com os resultados, ser persistente, calcular os riscos entre outros passos muito importantes”, ensinou. (Assista mais: https://bit.ly/3Hi6lAM )
A última atividade da jornada foi com o assessor especial de TI do Senac-DF, Marcos Nascimento que tem mais de 20 anos de experiência como executivo. “Espero que saiam daqui transformados para que tenhamos uma mão de obra melhor, profissionais qualificados, fazer a transformação acontecer depende da gente” disse. E seguiu sua apresentação falando sobre Empreendedorismo e Inovação. (Assista mais: https://www.youtube.com/watch?v=dxFw35NQvBQ )
TEXTO: Anna Beatriz Santos (estagiária de jornalismo)
EDIÇÃO: Luciana Corrêa