Nova diretoria da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF é empossada em cerimônia na Faculdade Senac - Senac DF Skip to content

Nova diretoria da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF é empossada em cerimônia na Faculdade Senac

A nova diretoria da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF foi empossada durante cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (15), na sede da Faculdade de Tecnologia e Inovação Senac-DF, localizada na 913 Sul. O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, abriu a solenidade e falou sobre a importância do setor de turismo para a economia e geração de empregos na capital do País.

O evento contou com a participação de diversas autoridades, entre elas: o vice-governador do DF, Paco Britto; o deputado federal Júlio César Ribeiro; o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Alexandre Sampaio, a diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara; o diretor regional do Sesc-DF, Valcides Araújo; o superintendente do Sebrae-DF, Valdir Oliveira; entre outros.

De acordo com José Aparecido, as câmaras da Federação foram criadas com o intuito de dar espaço ao diálogo, além de aprimorar o encaminhamento de demandas de interesse das cadeias produtivas da cidade. “Em 2016, nosso saudoso presidente, Francisco Maia, que era do setor de turismo, criou essa câmara. Em sua gestão, foram realizadas inúmeras ações em prol do turismo – um dos vetores do desenvolvimento de nossa região”, disse Aparecido. “Brasília é uma cidade única, acredito que essa nova diretoria, que terá como presidente Luís Otávio Neves, também à frente do Sindicato de Eventos, trabalhará para discutir projetos e iniciativas que venham alavancar o setor no DF”, destacou Aparecido.

O presidente empossado da Câmara de Turismo, Luís Otávio Neves, disse ter certeza que a nova diretoria realizará um belo trabalho à frente da Câmara. “Toda a cadeia produtiva do turismo faz parte do nosso grupo. Vamos trabalhar em prol do turismo de Brasília e fazer tudo isso com apoio do executivo local”, informou. Ele destacou ainda um de seus primeiros trabalhos como presidente da câmara: fortalecer a captação de eventos. “Os eventos são a grande mola propulsora do turismo de Brasília. São eles que lotam o parque hoteleiro de nossa cidade. Semana que vem já vamos marcar uma reunião para começar o planejamento”, concluiu Luís Otávio.

O presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Alexandre Sampaio, também esteve presente na cerimônia, representando o presidente da CNC, José Roberto Tadros. Na oportunidade, ele parabenizou a Fecomércio pela iniciativa. “A posse dessa nova diretoria espelha e congrega toda a importância que a CNC dá ao turismo nacional. As discussões dentro dos grupos são de fundamental importância. Acredito que a Fecomércio terá um papel relevante para a retomada do turismo nacional”, destacou.

A diretora do Senac-DF, Karine Câmara, ressaltou que o turismo é um setor que agrega, efetivamente, todos os demais setores da economia e se enquadra como uma oportunidade de saída para a crise que estamos enfrentando. Ela também disse que o Senac está de portas abertas para ajudar no que for necessário. “Nossa instituição tem um papel primordial quando se fala em turismo, no sentido de formar mão de obra qualificada para trabalhar em hotéis, restaurantes, lojas e na gestão destes empreendimentos. Gostaria de me pôr à disposição da câmara para que possamos conversar e alinhar cursos que possam atender à necessidade de mercado e fortalecer o turismo”, explicou.

O vice-governador do DF, Paco Britto, elogiou a Federação por batalhar pela economia da cidade e disse que se juntará à câmara para trazer novas oportunidades ao DF. “Tenho um respeito pela Fecomércio e tenho grandes amigos nessa entidade. Está nascendo um novo DF, o governador vem regendo essa orquestra do turismo do DF com várias ações, como a recuperação da W3. O turismo é muito importante para a nossa cidade”, disse o vice-governador. Já a secretária de turismo, Vanessa Mendonça, falou dos projetos da pasta em prol do turismo, como a criação de rotas, acordos com a Unesco e companhias aéreas para trazer, cada vez mais, turistas para a capital do País.

As vice-presidentes da Câmara de Turismo, Valéria Farias e Cláudia Maldonado, também tiveram a oportunidade de discursar e destacar a pluralidade do turismo de Brasília, com diversidade natural enorme e com capacidade de ser um polo de oportunidades no segmento. Valéria Farias, filha de Francisco Maia, idealizador da Câmara e ex-presidente da Fecomércio-DF, fez uma homenagem ao pai, que faleceu em fevereiro deste ano, em decorrência de problemas causados pela Covid-19. “Me sinto honrada de participar desse grupo, idealizado por meu pai. Costumava chama-lo de teimoso realizador: sempre com uma ideia na cabeça. Ele acreditava que nosso mundo só poderia ser construído a partir de uma vontade coletiva e foi assim que ele idealizou as câmaras temáticas da Fecomércio-DF.”

Cláudia Maldonado, que também é presidente do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau, disse que Brasília, como capital da República, pode usar o exemplo de Washington, capital do Estados Unidos “Washington recebe milhares de turistas, eles abriram os seus monumentos, investiram em tecnologia. É o que precisamos fazer, aproveitar o exemplo positivo e abrir o Itamaraty, Alvorada, Palácio do Planalto, tudo com horário de visitação e colocar o nosso turismo aonde ele merece estar”, disse.

Câmara de Turismo e Hospitalidade

Criada com a intenção de fortalecer o turismo brasiliense e gerar desenvolvimento para o Distrito Federal, a Câmara Temática de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF trabalha desde junho de 2016, data de sua criação, para que Brasília ganhe destaque no cenário turístico nacional e internacional. Nestes anos de atuação, o grupo já lançou vários projetos, realizou workshops e reuniões importantes com os responsáveis pelo Ministério do Turismo. Além disso, a Câmara fortaleceu a cooperação e a articulação produtiva entre as e pequenas e micro empresas, entidades públicas e privadas do setor turístico da capital do País.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp