Em comemoração ao Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico, celebrado em 23 de setembro, o Senac-DF começou nesta quarta-feira (21), a Jornada do Técnico Profissional. O evento conta com diversas oficinas gratuitas para os alunos, além de workshop, mini cursos e palestras sobre o mercado de trabalho. Acontece nas unidades Jó Rufino e Carlos Aguiar, em Taguatinga, e Antonio Matias, na 903 Sul.
A gerente da unidade do Senac da 903 Sul, Paula Jerônimo, informa que a ação agrega muito na aprendizagem dos alunos. “É um evento multidisciplinar, integrador, onde os estudantes podem experimentar coisas novas, fora da sala de aula”, disse. “As oficinas são propostas por nossos instrutores, com o intuito de promover o desenvolvimento da técnica para os alunos. A Drogaria Brasil, que é nossa parceira, também está disponibilizando um cadastro de emprego, fazendo um banco de vagas”, informou Paula.
Já o gerente da unidade do Senac de Taguatinga, Ledir Junior de Almeida, destaca que a Jornada é um momento para reflexão sobre a importância do Técnico de Nível Médio em todo o Brasil. “Esse profissional vem ganhando espaço e relevância no País e também no DF. É uma oportunidade para trazermos várias temáticas no que diz respeito a formação e a importância desse profissional em diversos ramos da economia”, explica Ledir.
A programação começou na manhã desta quarta-feira. Em Taguatinga houve apresentação musical, show de stand-up e palestras com os temas: competência socioeconômicas no trabalho e importância do profissional técnico no mercado de trabalho. Na 903 Sul, os presentes puderam acompanhar uma palestra sobre: o que é estética e a importância da biossegurança para a saúde. Às 10h30 foi a vez do empresário do segmento de laboratórios, Alexandre Bittencourt, falar sobre perspectivas para o futuro do técnico em análise clínicas no mercado privado de laboratórios.
Alexandre falou aos presentes sobre normas de qualidade de biossegurança e atividades que são realizadas pelos técnicos dentro do mercado de trabalho. “Os técnicos são a alma de um laboratório, se ele não atender bem, não realizar a coleta com qualidade, o exame sairá errado”, disse. “Entre as competências para o exercício da função estão: atenção, iniciativa, trabalho em equipe, habilidade tátil, capacidade de comunicação, pensamento positivo, entre outros”, completou. A Jornada do Técnico Profissional terá programações até sexta-feira (23). Para ver o cronograma das atividades na 903 Sul, clique aqui. Em Taguatinga, clique aqui.