A aula magna de abertura do semestre da Faculdade de Tecnologia e Inovação do Senac do Distrito Federal será realizada nesta quinta-feira (22), às 19h, nas plataformas virtuais da instituição. Os alunos contarão com a palestra do superintendente do Sebrae-DF, Valdir Oliveira. O diretor da faculdade, professor Luis Afonso Bermudez, explica que a cerimônia de abertura do semestre já virou tradição e que a faculdade busca pessoas de renome no mundo empresarial para inspirar os alunos.
“Esse é o terceiro ano que trazemos um empreendedor que tem uma vivência no mundo empresarial. Começamos com o Álvaro Silveira Júnior, empresário de sucesso no ramo farmacêutico, depois trouxemos o Ennius Muniz , dono da Lord Perfumaria. Este ano vamos conversar com o Valdir, que está à frente do Sebrae, uma entidade que tem sido exemplar durante a pandemia”, diz Bermudez. “O objetivo é ter alguém representativo do mercado para mostrar as novas realidades e preparar os alunos para o que está por vir. Será bem proveitoso”, conclui.
O superintendente do Sebrae-DF, Valdir Oliveira, é Bacharel em Administração de Empresas e funcionário de carreira do Banco do Brasil, com larga experiência em políticas públicas e propostas de geração de emprego e renda como forma de desenvolvimento sustentável de comunidades. Valdir também já foi secretário de economia, desenvolvimento, inovação, ciência e tecnologia do Distrito Federal, contribuindo com o processo de transformação da economia do DF.
Ele informa que a sua apresentação para os novos alunos, durante a aula magna, consistirá em cinco passos: não se prender na lamentação; manter as contas organizadas; aproveitar oportunidades; otimizar o tempo; e definir metas. “A faculdade Senac está mais próxima da realidade do comércio do DF, principalmente dos pequenos negócios da capital. Acredito que a grande pauta que temos que levar para esses alunos, sejam eles da pós ou da graduação, é a análise do momento que estamos vivendo e mecanismos possíveis para sair dessa crise. Temos que levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima, saindo da armadilha da lamentação”, finaliza Valdir.