Os departamentos do Senac das regiões Norte e Centro-Oeste firmaram na manhã desta terça-feira (18), em Brasília, um contrato para a oferta de cursos voltados à reabilitação dos segurados do INSS, além de pessoas com deficiência, dando a essas pessoas novas oportunidades de retorno ao mercado de trabalho. A solenidade de assinatura ocorreu no auditório da superintendência do órgão. A parceria abrange 10 estados e o Distrito Federal e tem previsão de início até o final de ano. O objetivo é qualificar essas pessoas para que elas possam retornar ao mercado, por meio de cursos técnicos, de formação inicial e continuada. A parceria também prevê a oferta de treinamentos pelo Senac. A previsão é que mais de três mil segurados sejam qualificados no período de dois anos.
O diretor regional interino do Senac-DF, Vitor Corrêa, participou da cerimônia representando os Departamentos Regionais do Norte e Centro-Oeste. Ele ressaltou a capacidade da instituição e a capilaridade dos cursos ofertados em todo o Brasil. “Tenho certeza que iremos executar esse contrato com todo brilhantismo possível. Os 11 regionais do Senac tem grande entusiasmo com essa parceria. O Senac se orgulha em ofertar um serviço tão importante aos cidadãos. Hoje, somos a maior instituição de educação do País, com uma ótima estrutura, instrutores capacitados e motivados. Só no DF, formamos 30 mil alunos por ano”, afirmou. Ele também parabenizou o INSS por se preocupar com o desenvolvimento social e econômico do País.
A gerente de Programas e Diretrizes Educacionais do Departamento Nacional do Senac, Kelly Lima Teixeira, esteve presente representando o diretor do Senac Nacional, Sidney Cunha, e a diretora de educação profissional, Anna Beatriz. “É uma satisfação imensa celebrar esse acordo que concretiza o compromisso do Senac com a implementação de política públicas que visam a ampliação da oferta de educação de qualidade para os cidadãos brasileiros. O Senac trabalha na perspectiva de entender a educação profissional como vetor de desenvolvimento e transformação social. Estendo os agradecimentos a todos os envolvidos no Senac e no INSS, que possibilitaram a formalização desse contrato”, destacou. “Esse contrato representa ainda uma oportunidade, muito significativa, para propiciar a requalificação e inserção produtiva e social de muitos brasileiros no mundo do trabalho, além de real obtenção de renda, recuperação da sua dignidade enquanto membro da população economicamente ativa na sociedade”, concluiu.
Já a diretora de orçamento e presidente substituta do INSS, Larissa Mora, falou do comprometimento de toda a equipe do INSS para que esta iniciativa desse certo. “É um momento mais do que simbólico. Será um trabalho muito valoroso e faz parte da nossa missão, que é a de colocar o segurado de volta ao mercado de trabalho, para que ele possa se sentir útil na sociedade. Realmente é um momento de celebração”, enfatizou. O contrato abrange todo o portfólio de cursos ofertados pelos Departamentos do Senac do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Também participaram da solenidade: a diretora de Educação Profissional e Tecnológica do Senac-DF, Cíntia Gontijo; o diretor de programas sociais e educacionais do Sesc/Senac do Estado de Goiás; o superintendente regional Norte/Centro-Oeste do INSS, André Fidelis; a coordenadora de Serviços Previdenciários da Direção Central do INSS, Késia Mirian de Araújo; o diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão do INSS, Edson Yamada; e a chefe da Reabilitação Profissional da SRNCO, Karla Jeannine Pedrosa.