Em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF), o Senac-DF começou nesta segunda-feira (26) uma nova turma do curso de modelista, no Complexo da Papuda. A ação proporciona um aprendizado adequado para os internos interessados na confecção de peças de vestuário e na construção de um portfólio desse trabalho.
A partir de visitas técnicas nas penitenciárias, a analista do segmento de Moda e Beleza, Marcele Gonzalez, da Diretoria de Educação Profissional do Senac-DF, notou que era possível ministrar o curso no local, tendo em vista que o ambiente conta com equipamentos de costura. Após essa etapa, iniciou-se o processo seletivo para contratação de instrutores.
Entre três e quatro meses, as instrutoras Mara Belo e Suely Pereira, e o instrutor Robson de Freitas, ensinaram sobre base de molde, corte e costura do zero para turmas de 15 a 20 reeducandos, com o conteúdo oferecido pelo Senac-DF. No final do cronograma, houve a apresentação dos Projetos Integradores.
Segundo Robson, era uma grande emoção a cada final de curso. “Me sinto um sortudo por ter feito parte dessa ação e chegar dentro dessa realidade deixando uma oportunidade de mudança de vida através das minhas aulas”, detalhou o educador.
Na Colmeia, penitenciária feminina, as internas confeccionaram 150 kits compostos por duas camisetas e dois shorts. Já os custodiados da Papuda, produziram os uniformes dos funcionários do restaurante da Seape. “A partir dessa experiência, foi possível notar o quanto a educação é um fator motivacional e transformador”, enfatiza, Marcele Gonzalez.
Colaboração: Maria Clara Batista