Na manhã desta quinta-feira(14), a diretora regional interina do Senac-DF, Cíntia Gontijo, e o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, participaram de uma reunião com o Conselho Superior da Defensoria Pública do Distrito Federal para debater o Dia da Mulher, ação mensal inédita que ofertará diversos serviços a mulheres com foco em mães de crianças sem registro de paternidade. A parceria histórica também foi firmada com a Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio), Mesa Brasil Sesc, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) para disponibilizar uma série de serviços para o público feminino.
O Senac-DF entrará no projeto com a oferta de cursos gratuitos para aquelas que necessitarem de capacitação para o ingresso no mercado de trabalho. Será feito o pré-cadastro do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que disponibiliza 250 cursos técnicos e de qualificação para pessoas com renda familiar mensal de até dois salários mínimos. Há oportunidades para formação em gastronomia, administração, enfermagem, gestão comercial, saúde e segurança, cozinheiro, açougueiro, manicure, dentre outros.
A Diretora Regional Interina do Senac-DF, Cintia Gontijo, reforça que o objetivo da parceria é estreitar laços e qualificar o máximo de mulheres para o mercado de trabalho. “Apenas no ano passado, qualificamos mais de 30 mil alunos. Nosso intuito é levar conhecimento e prática que gerará oportunidades de trabalho”, detalhou.
O Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, reforçou que a iniciativa da criação da agenda exclusiva para atendimento às mulheres tem como intuito promover políticas públicas e ações voltadas para o público feminino em situação de vulnerabilidade. “Essa importante parceria com instituições tem como objetivo disponibilizar uma vasta oferta de serviços com dinâmicas de atendimentos alinhadas, assegurando cidadania para mulheres que dependem da cooperação dos envolvidos”.
Sobre o Dia da Mulher
O Dia da Mulher será realizado durante todas as primeiras segundas-feiras de cada mês e, caso seja feriado, os atendimentos serão realizados no primeiro dia útil subsequente. As atividades começam a partir de 2 de maio (terça-feira), por conta do feriado do Dia do Trabalhador, comemorado no dia anterior (1º/5). O intuito é concentrar o máximo de serviços possível para acolher e levar cidadania a essa parcela da sociedade que não tem as necessidades mínimas atendidas.
Os serviços serão ofertados no maior núcleo da DPDF, localizado no Setor Comercial Norte (SCN), Edifício Rossi Esplanada Business, Quadra 1, Conjunto G, na Asa Norte, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). A ação mensal abre o Maio Verde, mês da Defensoria Pública, instituição que, no Distrito Federal, festeja 10 anos de prestação de assistência jurídica integral, gratuita e de qualidade às pessoas em situação de vulnerabilidade e garante direitos às pessoas hipossuficientes.