O Senac-DF ofereceu aos alunos e colaboradores da instituição um dia de palestras para falar sobre saúde ocupacional. A ação aconteceu nesta quinta-feira (28), das 9h30 às 16h, na unidade da 903 Sul, e fez parte do Abril Verde – mês da conscientização sobre segurança e saúde no trabalho. A diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, abriu o evento e falou da felicidade em ver a instituição evoluindo e se modernizando.
“Quem está nessa casa há bastante tempo está vendo essa mudança em nossa rotina. Hoje estou muito feliz, ainda mais de ver nossos alunos juntos conosco. Tenho muito orgulho de fazer parte desse time, dessa família e dessa equipe que transforma vidas. A educação é o maior legado e patrimônio que podemos ter”, disse Karine. “Tenho certeza que será um dia de transmutação e do pensar no novo, por isso convidamos pessoas de renome para palestrar”, concluiu.
A psicóloga Samira Rahhal abriu a rodada de palestras com o tema: Saúde Emocional no Trabalho. Ela destacou que o Brasil é o número 1 em ansiedade e está no quinto lugar no ranking da depressão mundial. Ela também falou sobre quatro doenças emocionais mais comuns no trabalho, são elas: depressão, ansiedade, síndrome de burnout e estresse ocupacional.
“Para evitar esses problemas é importante buscar alguém de confiança para conversar. Além, é claro, ir atrás de ajuda profissional. Pessoas emocionalmente saudáveis possuem uma maior satisfação e contentamento com a vida, tendo uma maior flexibilidade para aprender e se adaptar às mudanças, além de um equilíbrio entre trabalho e lazer. Essa inteligência emocional passa pelo desenvolvimento de estratégias, pelo autoconhecimento”, disse. A psicóloga destacou ainda a importância do sono, da meditação para a saúde mental e da alimentação saudável.
Logo depois, foi a vez da palestra das psicólogas Amanda Ferreira e Carla Damasceno, e a capelã Karla Franco. Elas apresentaram o Projeto + Emocional Para Você, voltado para aconselhamento psicológico e espiritual para colaboradores e alunos do Senac-DF. O projeto surgiu exatamente para sanar o estresse ocupacional, ansiedade e depressão na rotina de trabalho.
Às 11h30 o empresário da Casa das Molduras, Higino França, realizou uma palestra com o tema: Do Sonho à Realidade. Nascido em Fortaleza (CE), chegou em solo brasiliense no ano de 1974. Aqui, fez sua carreira de sucesso em uma das lojas mais conhecidas pela população. Segundo ele, para obter o reconhecimento, foi necessário muito estudo, perseverança, amor e fé.
“Antes de abrir meu negócio eu fui me informar sobre o mercado de molduras e fui até o Sul do País, onde são feitas 99% das molduras no Brasil. Voltei de lá com conhecimento e com os melhores insumos e ferramentas”, conta. “Antigamente, só vidraçaria trabalhava com moldura, que era um quebra-galho, faltava uma loja especializada. Trouxe os melhores colaboradores para minha empresa e em 5 anos já era líder de mercado”, explicou Higino. O empreendedor falou ainda sobre a importância do recurso humano para o sucesso de uma empresa. “O colaborador é o maior patrimônio de um empreendimento. Sempre tivemos essa preocupação: pensamos na segurança e no bem-estar deles”, destacou.
Já na parte da tarde, os colaboradores e alunos acompanharam as palestras: A Importância da Prevenção de Acidentes, com os instrutores do Senac-DF, Fabio Nogueira e Flávio Lima; Como Superar Dificuldade e Atingir Objetivos, com o CEO da Capital Fitness, Fábio Padilha. Para encerrar, o técnico de Segurança do Trabalho do Senac-DF falou para o público presente.