O Senac-DF apoiou a mostra “Brasília Museu Aberto”. A ação consistiu em mostrar obras, documentos e fotos históricas sobre a construção de Brasília no Planalto Central. Este ano, as obras de 35 artistas foram projetadas em edifícios icônicos da cidade, como o Panteão da Pátria e a Casa do Cantador, em Ceilândia. O evento foi de outubro até a última quinta-feira (25). O Senac, por ser um dos apoiadores, também teve a sua marca projetada nos monumentos do DF.
A diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, diz que ficou encantada com o projeto. Ela diz ainda que a Editora Senac-DF fará um livro em homenagem à Brasília, valorizando os monumentos da capital do País. “O Brasília Museu Aberto foi uma ação espetacular e maravilhosa, que tem tudo a ver com o Senac. Já que nós também buscamos sempre valorizar a história da nossa capital. Prestigiar a arte e os nossos artistas é muito válido, foi muito bonito”, disse Karine.
A curadora do projeto, Danielle Athayde, informa que o evento expositivo é fruto da exposição original “Brasília- Da Utopia à Capital”, que já foi apresentada em 12 países e que agora, se adaptou a um novo formato, reunindo o que existe de melhor na recente história da arte brasileira. “Graças a seu caráter único e inovador, o projeto Brasília Museu Aberto resgatou, de forma efetiva, a essência da corrente de pensamento que defende um acesso mais amplo e democrático as artes e a cultura. Ao mesmo tempo, esta proposta buscou estimular a ressignificação do espaço público a partir das plataformas digitais, e exibições em grande formato em locais estratégicos do DF”, explicou.
O projeto artístico virtual exposto contou com obras de Maria Martins, Bruno Giorgi, Marianne Peretti, Victor Brecheret e Alfredo Ceschiatti, pinturas de Carlos Bracher e Alex Flemming, Tarciso Viriato e Galeno, desenhos de Naura Timm, instalacões e esculturas de Siron franco, imagens de Ronaldo Duque, além de fotografias de Marcel Gautherot, Mario Fontenelle, Peter Scheier, Gabriel Gondim, Raymond Frajmund, Âke Borglund, Rui Faquini, Fabio Colombini, João Facó, Orlando Brito e Celso Junior, entre outros.