PAIXÃO POR DOCES - Senac DF Skip to content

PAIXÃO POR DOCES

O sonho de trabalhar na área de confeitaria fez a maranhense Raynara Moura, 23 anos, desistir de cursar Arquitetura para fazer Gastronomia. Mesmo apaixonada por doces e por tudo o que as técnicas de confeitaria permitem produzir, quando a jovem terminou o ensino médio decidiu ser arquiteta. Mas antes mesmo de se matricular no curso escolhido desistiu. Resolveu correr atrás do seu sonho e entrou para a faculdade de Gastronomia. Para se especializar na área que mais gosta, quando terminou o curso superior procurou o Senac-DF e fez curso de Confeiteiro. Iniciou em janeiro de 2019 e em março do mesmo ano, inaugurou, em Samambaia Norte, um ateliê de bolos que leva o seu nome.

Raynara nunca trabalhou em outra área. “Fui para o mercado da gastronomia para ter certeza de que era aquilo que eu queria e já na faculdade comecei a fazer algumas coisas em casa mesmo. Quando terminei a faculdade, fui para o curso de Confeiteiro e lá tive certeza de que era isso o que eu queria e abri meu próprio negócio”, explica a jovem que, antes de abrir sua empresa, tentou trabalhar em confeitarias para adquirir experiência, mas não conseguiu.

“Geralmente o mercado de trabalho não é tão aberto para quem não tem experiência, para quem nunca trabalhou. Apesar de eu saber um pouco, eu sabia o pouco da faculdade e daqui de casa mesmo, as pessoas não queriam me contratar. Ao ver essa dificuldade eu pensei que sabia o caminho a seguir e sabia fazer, então decidi tentar sozinha, abri meu negócio e passei a trabalhar para mim mesma. Foi a melhor decisão”, comemora.

A jovem ressalta que aprendeu no curso do Senac toda a teoria sobre empreendedorismo. “O curso não é só ali na prática da cozinha, a gente tem toda uma teoria por trás, aprende a fazer tudo. Apesar de ter feito a faculdade, no Senac foi mais específico para o que eu queria, que era a confeitaria. Empreendimento, ficha técnica, cuidar dos negócios, como reconhecer o cliente, saber o que o cliente quer, tudo isso aprendi no curso do Senac”, explica, destacando que na faculdade teve aulas teóricas e práticas, mas eram assuntos mais abrangentes.

“Na faculdade de Gastronomia a gente aprende sobre cozinha internacional, regional, tem até confeitaria, panificação, mas é uma coisa bem superficial, a gente aprende o arroz com feijão, como dizem, o gourmetizar a gente aprende depois, porque cada um vai para a área que pretende se especializar. Então você tem que aprofundar os conhecimentos na área que deseja atuar só depois da faculdade e eu escolhi fazer isso no Senac”, explica. No ateliê de Raynara, o cliente tem acesso aos produtos à pronta entrega como bolos, doces, sobremesas, bolos no pote e fatias de bolo. “Trabalhamos muito de forma online por meio das redes sociais como Instagram e WhatsApp e fazemos delivery também”, ressalta a empreendedora.

Conheça o perfil do Raynara Moura Ateliê de bolos no Instagram clicando aqui.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp